Bahia Avança na Inclusão da Agricultura Familiar na Transição Energética com o Selo Biocombustível Social

  • 19/03/2025
  • 0 Comentário(s)

Bahia Avança na Inclusão da Agricultura Familiar na Transição Energética com o Selo Biocombustível Social

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE) da Bahia promoveu, nesta terça-feira (18), o evento "Agenda Positiva - Selo Biocombustível Social", reunindo representantes de órgãos federais, empresas e cooperativas. O objetivo da reunião foi discutir estratégias para integrar a agricultura familiar na cadeia produtiva do biodiesel, contribuindo para a transição energética e fomentando o desenvolvimento econômico do estado.

O secretário da SDE, Angelo Almeida, destacou a importância de políticas públicas eficazes para fortalecer as cooperativas baianas. "A Bahia tem todas as condições para ser protagonista na transição energética, e, sob a orientação do governador Jerônimo Rodrigues, vamos trabalhar para apoiar a agricultura familiar, gerando uma grande janela de oportunidades para esse setor", afirmou Almeida. Ele reforçou ainda a colaboração com programas federais, visando alavancar o crescimento econômico e a sustentabilidade.

Criado em 2004 pelo governo brasileiro como parte do Programa Nacional de Produção e Uso de Biodiesel (PNPB), o Selo Biocombustível Social certifica os produtores que promovem a inclusão dos agricultores familiares na cadeia produtiva do biodiesel. Através desta agenda, a SDE visa fortalecer as cooperativas e melhorar a competitividade da agricultura familiar no estado.

A deputada federal e agricultora familiar Elisangela Araújo destacou o papel crucial da SDE em promover a agricultura familiar. "O trabalho da Secretaria é fundamental, pois reconhece a importância da economia rural, que impacta diretamente a vida de quem está no campo, produzindo alimentos essenciais", afirmou Araújo.

Durante o evento, foram apresentadas as políticas atuais do Selo Biocombustível Social, juntamente com os avanços de 2025 e as perspectivas para 2026. Também foram realizadas reuniões para discutir a criação de um Fundo Garantidor e o alinhamento do Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF) no contexto do Selo. Membros das cooperativas participaram ativamente, apresentando propostas para fortalecer a parceria com as empresas de biodiesel.

Wecsley Ferraz, coordenador de Fomento à Agroindústria da SDE, observou que o setor agroindustrial baiano vive um momento de crescimento. "Atualmente, temos 420 agroindústrias em operação e mais de 100 milhões de reais investidos em gestão e assistência técnica. Queremos que a Bahia seja pioneira na implementação dessa política", afirmou Ferraz.

O encontro contou com a presença de representantes da Secretaria do Desenvolvimento Rural (SDR), da Secretaria da Fazenda (SEFAZ), da Subsecretaria de Agricultura Familiar do Ministério do Desenvolvimento Agrário (SAF/MDA), do BAHIATER, do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), e de diversas cooperativas e empresas do setor, como o Grupo Oleoplan e a União das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária do Estado da Bahia (UNICAFES/BA). Juntos, eles discutiram o futuro da agricultura familiar na Bahia e as oportunidades de integração ao mercado de biocombustíveis.


#Compartilhe

0 Comentários


Deixe seu comentário








Aplicativos


Locutor no Ar

Anunciantes