Trezena solene e quermesse celebram Santa Dulce dos Pobres
- 01/08/2025
- 0 Comentário(s)

Santa Dulce dos Pobres.
Com o tema “Com Santa Dulce dos Pobres, somos peregrinos de esperança”, a festa em honra à primeira santa nascida no Brasil promete reunir milhares de fiéis e admiradores da vida e obra do Anjo Bom do Brasil entre os de 1° e 13 de agosto. A programação a inclui a abertura da quermesse, às 15h, e o início da Trezena Solene, às 18h. Os trezes dias do evento serão marcados por celebrações e bênçãos diárias, além de shows musicais, cujos horários estão disponíveis na programação abaixo (ver quadro). A festa, promovida pelas Obras Sociais Irmã Dulce (OSID) com o apoio institucional da Prefeitura de Salvador e da emissora católica de televisão Rede Vida, acontecerá na Praça Irmã Dulce e no Santuário Santa Dulce dos Pobres, no Largo de Roma.
“Este ano, celebramos a Festa de Santa Dulce dos Pobres em um contexto muito especial: o Jubileu da Esperança. A Igreja, a cada 25 anos, vive esse tempo jubilar, e 2025 será marcado novamente por essa celebração. Para nós, é uma grande alegria festejar Santa Dulce como uma verdadeira peregrina da esperança, alguém que viveu com confiança em Cristo e nos inspira a seguir o seu exemplo. Que essa festa seja um momento de renovação da nossa fé e da nossa esperança em Jesus, e que, do céu, ela interceda por todos nós, especialmente pelos que mais precisam”, destacou Frei Ícaro Rocha, reitor do Santuário Santa Dulce dos Pobres. O ponto alto das comemorações será em 13 de agosto, data litúrgica de Santa Dulce. A programação do dia começará com a Alvorada Festiva, às 5h30, e seguirá com missas às 6h, 7h, 8h30, 10h, 12h e 14h; além de quermesse e show com Padre Antônio Maria, às 16h. O dia dedicado ao Anjo Bom será marcado ainda pela Missa Campal, às 17h, na Praça Irmã Dulce, presidida pelo arcebispo de Salvador e primaz do Brasil, cardeal Dom Sérgio da Rocha. Em seguida, haverá a Procissão Luminosa e o encerramento das comemorações com a bênção do Santíssimo Sacramento.
Entre os destaques culturais da festa estão os shows de artistas e bandas como Anjos de Resgate, Adelmário Coelho, Carla Cristina, Del Feliz, Orquestra ComPassos e Johny Mendes, Banda Dominus e o cantor coreano Junho Chu. As apresentações musicais ocorrerão na Praça Irmã Dulce, de 9 a 13 de agosto. Além das atrações, a agenda festiva contará também com uma série de serviços gratuitos à população, como orientações na área da saúde e exames – os horários dos serviços serão divulgados posteriormente. A programação da Festa de Santa Dulce dos Pobres pode ser acompanhada também pelo site www.irmadulce.org.br.
A Procissão da Memória, que será realizada no próximo domingo, dia 3 de agosto, às 8h, abrirá a agenda religiosa de procissões, com saída do Santuário Santa Dulce dos Pobres em direção à Basílica de Nossa Senhora da Conceição da Praia. A programação segue com a Procissão dos Arcos (8 de agosto, às 17h), com saída da Igreja do Bonfim e chegada no Santuário do Anjo Bom. Outro destaque é a Procissão dos Nós (12 de agosto, às 15h), que estenderá um grande cordão pelo Caminho da Fé, com saída do Santuário Santa Dulce em direção à Igreja do Senhor do Bonfim. No dia seguinte, pelo mesmo percurso, fiéis e devotos seguirão na Procissão Luminosa (13 de agosto, às 19h). Já no dia 10 de agosto, domingo, às 10h, uma carreata levando a imagem peregrina do Anjo Bom do Brasil percorrerá os principais pontos da Cidade Baixa.
#Compartilhe