Hospital Metropolitano realiza cirurgia plástica reparadora em paciente pelo SUS

  • 29/07/2025
  • 0 Comentário(s)

Hospital Metropolitano realiza cirurgia plástica reparadora em paciente pelo SUS

Médica Luciana Castellani com a paciente Virtuosa Matos após a cirurgia.   Foto: Ascom HM


O Hospital Metropolitano, unidade do Governo do Estado administrada pela Santa Casa Ruy Barbosa, passou a oferecer cirurgias plásticas reparadoras para pessoas que realizaram cirurgia bariátrica, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). O serviço faz parte da ampliação do acesso a cirurgias eletivas e contempla casos de perda significativa de peso, nos quais o excesso de pele compromete a mobilidade, a saúde e o bem-estar do paciente. 

Um procedimento de alta complexidade que promove qualidade de vida para o paciente, a cirurgia é indicada apenas para quem está com o peso estabilizado por mais de seis meses, após pelo menos dois anos da bariátrica, todos os parâmetros clínicos compensados, seguindo critérios técnicos rigorosos. A cirurgiã plástica Luciana Castellani explica que a cirurgia reparadora representa uma etapa técnica e funcional no tratamento de pacientes bariátricos. “A cirurgia é fundamental para os pacientes que passaram por uma grande perda de peso. Não é apenas uma questão estética, é devolver mobilidade, autoestima e qualidade de vida. É uma etapa que fecha um ciclo de superação e transforma a vida dessas pessoas”, explica.

A realização da cirurgia plástica reparadora é importante para o cuidado integral dentro do SUS, pois esse tipo de procedimento é fundamental para garantir não apenas a reabilitação física, mas também a retomada da autoestima e da qualidade de vida dos pacientes bariátricos. A paciente Virtuosa Matos, que realizou abdominoplastia no hospital, compartilhou sua experiência: “Fiz minha bariátrica há quatro anos e, nesta semana, realizei minha abdominoplastia aqui no Metropolitano. Fui muito bem acolhida e só tenho gratidão por todos que fizeram parte desse momento tão especial”.
No segundo semestre de 2024, o Hospital Metropolitano passou a oferecer septação gástrica por videolaparoscopia pelo SUS, um procedimento que demanda estrutura hospitalar qualificada, recursos tecnológicos de ponta e atuação coordenada de diferentes especialidades. Voltado ao tratamento de pacientes com obesidade severa e comorbidades associadas. A atuação é feita em parceria com o Centro de Referência Estadual para Assistência ao Diabetes e Endocrinologia (CEDEBA), assegurando acompanhamento integral desde o pré-operatório até a recuperação pós-cirúrgica.



#Compartilhe

0 Comentários


Deixe seu comentário








Aplicativos


Locutor no Ar

Anunciantes