Software brasileiro Global Condor revoluciona o audiovisual do País

  • 29/07/2025
  • 0 Comentário(s)

Software brasileiro Global Condor revoluciona o audiovisual do País

Produto desenvolvido no Amapá garante inovação tecnológica, acessibilidade e inclusão.

O mercado audiovisual brasileiro lança o Global Condor, software desenvolvido pelo criador e produtor Rodrigo Pedroza, com produção das empresas amapaenses Cia Viva e Kachupada Produtora. Aprovado pela ANCINE e nascido no Norte do país, o Global Condor inaugura em 2025 uma nova era no desenvolvimento de roteiros, projetos culturais e narrativas audiovisuais - com foco absoluto em acessibilidade, inovação tecnológica e democratização do conhecimento.

O Global Condor é a primeira plataforma brasileira que permite a qualquer pessoa - com ou sem deficiência, escrever, editar, roteirizar, estruturar e apresentar projetos completos com recursos de texto, voz e áudio, integrando inteligência artificial para facilitar todo o processo criativo e técnico. “O Global Condor nasceu da necessidade de ter um programa com acessibilidade total para quem usa e para quem vai acompanhar o material realizado. A ideia era fazer o melhor e mais completo software do mercado — e conseguimos ir além disso”, destaca Rodrigo Pedroza.

A nova ferramenta oferece um ambiente de criação profissional, intuitivo e colaborativo, reunindo todos os elementos necessários para a elaboração de obras audiovisuais e culturais, desde a ideia inicial até a apresentação final para editais ou plataformas. Entre os destaques, estão a roteirização com acessibilidade: digitação por comando de voz, audiodescrição automática e leitura técnica por áudio; organização de projetos culturais completos: campos específicos para apresentação, justificativa, cronograma, orçamento, metas e ações; criação de personagens com análise psicológica: garantindo coerência narrativa desde o argumento até a execução; análise de roteiro com IA: gráficos identificam picos de emoção, viradas e ritmo da narrativa; storyboard automático: gera, a partir do roteiro, imagens ou vídeos para visualização prévia da obra, visor do Diretor: ferramenta inédita que simula locações, iluminações, lentes, figurinos e trilhas sonoras a partir de fotos e vídeos, oferecendo uma pré-visualização técnica precisa do set de filmagem; biblioteca multimídia e de formação: cursos integrados, links para estudos e espaço para organização de pesquisas em áudio, texto e vídeo e exportação em diversos formatos: projetos podem ser salvos e enviados em texto, áudio ou ambos, atendendo a diferentes tipos de edital e perfis de usuário. “A parte do Visor do Diretor é uma revolução à parte. Você escolhe as locações, ajusta luz, figurino, câmera, e ainda insere trilhas para visualizar como será sua cena. É uma decupagem técnica completa, antecipando o que você verá no set”, explica Pedroza.

Com foco na inclusão de pessoas com deficiência (PCDs) e de criadores iniciantes, o Global Condor já nasce com um plano de formação gratuito que será oferecido em vídeo, texto e áudio. Tutoriais e oficinas estarão disponíveis online, capacitando qualquer pessoa a dominar a ferramenta com agilidade e autonomia. “A maior dificuldade para quem tem deficiência - física ou técnica, é conseguir escrever e estruturar um projeto de forma independente. O Global Condor resolve isso: permite digitação, edição por voz, e ainda realiza planilhas e análises automaticamente. É uma chave de entrada real para quem sempre esteve à margem do mercado”, afirma Pedroza.

#Compartilhe

0 Comentários


Deixe seu comentário








Aplicativos


Locutor no Ar

Anunciantes