A Bahia lidera o setor de cacau no país
- 12/07/2025
- 0 Comentário(s)

Seagri participa do Cacauicultura 4.0 e destaca ações para fortalecer a cadeia produtiva no Oeste
A quarta edição do Cacauicultura 4.0, maior evento da cacauicultura brasileira com foco em tecnologia, mercado e sustentabilidade segue até o dia 12 de julho, em Barreiras. A abertura contou com a presença do governador Jerônimo Rodrigues e do secretário da Agricultura, Pablo Barrozo, entre outras autoridades do setor, produtores, pesquisadores, investidores e representantes do poder público para discutir os caminhos da produção cacaueira na região Oeste e no Brasil. Durante a solenidade, o governador destacou a importância do setor para a diversificação produtiva e o fortalecimento da economia baiana. “A cacauicultura está avançando com força no oeste baiano e tem potencial para transformar realidades. O Governo acredita nesse projeto e segue investindo em políticas estruturantes para garantir competitividade, sustentabilidade e inclusão social e produtiva”, afirmou.
O secretário da Agricultura da Bahia, Pablo Barrozo, ressaltou que a presença de diferentes segmentos do poder público, produtores e instituições de pesquisa, mostra que a cacauicultura no oeste baiano já é uma realidade e está expandindo seus horizontes. “Governo tem trabalhado intensamente em políticas públicas que garantem que o produtor rural consiga acesso à tecnologia, crédito, assistência técnica e condições de ampliar sua produção com sustentabilidade. A grandiosidade deste evento mostra que o futuro da produção de cacau já está sendo escrito com força e competência aqui no Oeste”, pontuou Pablo Barrozo.
Com o tema “Inovação, Sustentabilidade e Desenvolvimento Regional”, o evento segue até sexta-feira (12) com uma programação intensa de painéis técnicos, palestras com especialistas nacionais e internacionais e uma visita de campo à Fazenda Santa Helena, referência em cultivo tecnológico de cacau. Mais do que um evento, o Cacauicultura 4.0 se consolida como um movimento estratégico de integração nacional, voltado à inovação, sustentabilidade e valorização de toda a cadeia produtiva, como vetor de desenvolvimento econômico e social.
A Bahia lidera o setor de cacau e seus derivados no Brasil, os bons resultados do setor reforçam esse cenário otimista. Somente no primeiro semestre de 2025, a Bahia alcançou US$ 254 milhões em exportações de cacau e derivados, registrando um crescimento expressivo de 41,32% em relação ao mesmo período do ano anterior. Os dados refletem o dinamismo do setor e o impacto das políticas públicas implementadas pelo Governo do Estado.
#Compartilhe