Caixa Cultural Salvador apresenta peça que une teatro de bonecos, máscaras e dança

  • 06/07/2025
  • 0 Comentário(s)

Caixa Cultural Salvador apresenta peça que une teatro de bonecos, máscaras e dança

Espetáculo “Habite-me” (Crédito: Marcelo Paes de Carvalho)

A CAIXA Cultural Salvador recebe, de 10 a 13 de julho, o espetáculo Habite-me, solo da artista Carolina Garcia Marques, com direção e dramaturgia de Paulo Balardim. A montagem une teatro de bonecos, máscaras e dança em uma proposta cênica que aborda temas como o tempo, o corpo e a matéria. A obra é uma coprodução entre Brasil, Canadá e Bélgica, e já foi apresentada em cidades do Brasil, Uruguai e França. Em 2021, recebeu o Prêmio APTR de melhor espetáculo e, em 2023, integrou a Mostra IN do Festival Mundial de Marionetes, em Charleville-Mézières, na França.
Com dramaturgia dividida em três quadros e conduzida por uma trilha sonora original, o espetáculo propõe uma narrativa visual e corporal com poucos elementos verbais. A artista interage com bonecos e máscaras, compondo um corpo cênico que se transforma ao longo da apresentação. “A ausência do texto verbal abre outras camadas de comunicação que exigem do corpo uma entrega completa. É ele, em relação com os elementos de cena, quem narra, convoca, desperta. Nesse contexto, não sou a protagonista da ação, mas sim quem ativa, provoca, aquela que reage, que escuta, que responde acionando os acontecimentos do espetáculo com sensibilidade e precisão no desenho dessa composição, quadro a quadro”, afirma Carolina Garcia Marques, artista multidisciplinar que protagoniza o espetáculo.
Todas as sessões contam com tradução simultânea em Libras. A apresentação do domingo (13), às 16h, terá recursos de acessibilidade ampliada, com audiodescrição e visita tátil para pessoas com deficiência visual. O espetáculo Habite-me integra a programação comemorativa dos 45 anos da CAIXA Cultural, desde a abertura da primeira unidade em Brasília, e os 25 anos da CAIXA Cultural Salvador. A programação de 2025 convida todos os públicos a "culturar", isto é, a viver a cultura como ação e movimento nos espaços culturais da CAIXA, que também contam com unidades no Rio de Janeiro, São Paulo, Fortaleza, Curitiba, Recife e Brasília. Hoje, a CAIXA Cultural é uma das maiores redes de espaços culturais públicos do país. Além disso, em 2025, a CAIXA irá inaugurar seu primeiro espaço na região Norte, em Belém (PA).

#Compartilhe

0 Comentários


Deixe seu comentário








Aplicativos


Locutor no Ar

Anunciantes