CCR Metrô Bahia avança em inclusão feminina

  • 04/07/2025
  • 0 Comentário(s)

CCR Metrô Bahia avança em inclusão feminina

Concessionária reafirma compromisso em equidade de gênero, com ambiente de trabalho seguro e oportunidades para mulheres


A CCR Metrô Bahia foi reconhecida pela segunda vez no ranking do Great Place to Work - GPTW (do inglês, Ótimo Lugar para Trabalhar) Mulher, destacando-se como uma empresa que promove um ambiente de trabalho inclusivo, valoriza a diversidade e incentiva o crescimento profissional de suas colaboradoras. Entre as histórias que ilustram essa cultura organizacional está a de Edileda Cardoso, que iniciou sua trajetória em 2013 como terceirizada na área de serviços gerais e, hoje, atua como auxiliar administrativa na Manutenção - setor historicamente dominado por homens.

"Comecei em 14 de novembro de 2013 como terceirizada. Desde o início, procurei me dedicar ao máximo, e a primeira grande conquista veio em abril de 2015, quando fui aprovada em um processo seletivo interno para atuar como copeira, já contratada pela concessionária. A partir desse momento, aproveitei cada oportunidade de curso e sempre busquei contribuir além da minha função, o que chamou a atenção da liderança. Fui convidada a assumir a posição de auxiliar administrativa da manutenção, função que exerço hoje com muito orgulho", relembra Edileda. A trajetória dela é marcada por superação e apoio constante da empresa, com treinamentos internos e externos e feedbacks construtivos dos gestores. "Esses incentivos foram essenciais para o meu desenvolvimento. Agora, além de trabalhar, estou concluindo um curso técnico em logística, algo que só foi possível graças ao incentivo que encontrei aqui", relata. Atualmente, 31% do quadro funcional é composto por mulheres - cerca de 403 colaboradoras. 

Desse total, 65 mulheres atuam na área de manutenção, o que representa 19% da equipe. Há três anos esse percentual era de apenas 4%. Em 2022, 15,8% dos cargos de liderança eram ocupados por mulheres. Em 2023, esse número subiu para 23,5%, alcançando 33,5% em 2024. Em 2025, o índice está em 31,8%, mantendo a tendência de fortalecimento da diversidade. A empresa segue com metas ambiciosas para o ano, reafirmando seu compromisso com um ambiente corporativo cada vez mais inclusivo e representativo. A colaboradora Fernanda Garrido, coordenadora de Arrecadação, relembra que sua história com a concessionária começou em 2017, quando foi selecionada para uma vaga de estágio nas áreas de Manutenção Civil e Via Permanente. "Desde o estágio, percebi o quanto a empresa abre espaço para a gente se desenvolver e participar ativamente dos processos", conta. Ela relata que, após o estágio, foi efetivada como Agente de Atendimento e Manutenção, sendo posteriormente promovida a Analista e Supervisora. "Passei cinco dos quase oito anos de casa na manutenção, e um dos marcos mais importantes dessa trajetória foi ter sido a primeira mulher a assumir uma supervisão nessa área".

Há quase três anos, Fernanda fez uma transição de carreira para a área de Arrecadação, onde também encontrou oportunidades de crescimento profissional, ampliando conhecimento em processo, gestão e estratégia. "Sempre tive acesso a capacitações, treinamentos e plataformas com cursos diversos, tanto técnicos quanto voltados para o desenvolvimento de habilidades interpessoais. Além disso, contei com líderes que me apoiaram e acreditaram em mim", pontua.

#Compartilhe

0 Comentários


Deixe seu comentário








Aplicativos


Locutor no Ar

Anunciantes