Cineclube GeraSol exibe Sargento Getúlio
- 01/07/2025
- 0 Comentário(s)

Projeto também oferece sessão infantil com exibição de curtas e série na Sala Walter da Silveira
No próximo sábado, a Sala de Cinema Walter da Silveira, em Salvador, será palco de mais uma tarde cinematográfica especial com o Cineclube GeraSol, que neste mês aposta em uma programação que une a potência da infância e a força da memória política e cultural do Brasil. Com entrada gratuita, o evento traz duas sessões distintas e complementares: uma voltada para o público infantil, cheia de sensibilidade e descobertas, o longa Histórias para crescer e sonhar, e outra que presta homenagem ao diretor Hermano Penna em seus 80 anos e exibe um clássico do cinema nacional, o filme “Sargento Getúlio”, dirigido por ele.
A tarde começa com a Sessão Infantil, quando a imaginação ganha espaço e a sala se transforma em território de encantamento. E quem dá início aos trabalhos é Danielle Andrade, com sua contação de história. Em seguida, serão exibidos dois curtas - “Quem Vai Cuidar Desse Bebê?” e “Minha Rainha” - e um episódio da série “Aventuras de Amí - Viagem ao Centro da Terra”, que dialogam com temas como identidade, infância, sonhos e descobertas.
Baseado no romance homônimo de João Ubaldo Ribeiro, o filme é um marco do cinema brasileiro. Nele, Lima Duarte interpreta Getúlio, um sargento rude e implacável, encarregado de transportar um preso político entre cidades do Nordeste durante o Estado Novo. Quando recebe ordens de soltar o prisioneiro, Getúlio desconfia, recusa-se a obedecer e segue sua missão, enfrentando consequências irreversíveis. Com fotografia de Walter Carvalho e um poderoso elenco, o filme ganhou os principais prêmios no Festival de Gramado e foi reconhecido em festivais internacionais, além de integrar a lista da Abraccine dos 100 melhores filmes brasileiros de todos os tempos. Um épico sertanejo sobre ética, lealdade, barbárie e redenção.
#Compartilhe