Museu de Arte da Bahia recebe Clube de Leitura dedicado à literatura independente
- 28/06/2025
- 0 Comentário(s)

Encontros são gratuitos, abertos ao público e acontecem todo sábado no MAB
O Museu de Arte da Bahia (MAB) recebe, neste sábado (28/6), às 10h30, mais um encontro do “Clube de Leitura: Literatura LGBTI+ Independente da Bahia”, uma iniciativa que celebra a produção literária de autores LGBTI+ baianos e promove o debate sobre sexualidades, arte e políticas públicas no estado.
A atividade integra o projeto de extensão Leitura de narrativas sobre as (homo)sexualidades no Brasil, coordenado pelo Prof. Dr. Nilton Milanez, da Universidade do Estado da Bahia (Uneb). Voltado a pessoas LGBTI+ e aliadas que leem e escrevem literatura independente, o clube propõe uma série de ações que vão além dos encontros mensais. Entre os objetivos estão: a publicação de um livro literário digital, a ocupação de espaços culturais e literários da Bahia e a discussão crítica sobre políticas públicas voltadas à literatura LGBTI+ no estado.
Os encontros ocorrem mensalmente no MAB, que cede seu espaço como ambiente de trocas, escuta e estímulo à produção cultural e artística em sua diversidade. Com essa parceria, o Museu de Arte da Bahia reafirma seu compromisso com a diversidade e com o fortalecimento da literatura independente no estado. Neste sábado (28), Dia Internacional do Orgulho LGBTI+, o livro "Rio de Amar", de Rozin Daltro, será a próxima leitura do Clube. Para o escritor, o clube representa mais que um espaço de leitura, sendo também um lugar de encontro afetivo, político e simbólico. "Ver meu livro ser lido, discutido, sentido por outras pessoas têm um impacto que é difícil até de descrever. Ali, ser LGBTI+ não é algo que precisa ser explicado, defendido ou traduzido. É a base de tudo", ressalta. Como um artista não-binário, Rozin enfatiza a importância do apoio do MAB, ao clube: “Quando um museu público acolhe nossas narrativas, ele diz, sem palavras, que a nossa história também é patrimônio", finaliza.
#Compartilhe