Devotos se preparam para celebrar a Solenidade de São Pedro e São Paulo

  • 25/06/2025
  • 0 Comentário(s)

Devotos se preparam para celebrar a Solenidade de São Pedro e São Paulo

Na Paróquia São Pedro haverá tríduo, procissão e missas

A Paróquia São Pedro, na Praça da Piedade realizará entre os dias 26 e 29 de junho o tríduo e a festa em honra ao seu padroeiro, São Pedro, sob o tema “São Pedro, o mensageiro de esperança, paz e alegria”. As celebrações propõem aos fiéis uma vivência profunda de fé, renovação e compromisso cristão, sobretudo neste Ano Jubilar de 2025.

O tríduo acontecerá sempre às 10h, e a cada dia será refletido um tema “Uma Palavra de Esperança” (dia 26), “Sinais de Esperança” (dia 27) e “Ancorados na Esperança” (dia 28). O ponto alto das homenagens ocorrerá na Solenidade de São Pedro e São Paulo, em 29 de junho, com a programação que terá início com a alvorada às 6h, seguida de Missas às 7h (presidida pelo bispo emérito da Diocese de Araçuaí (MG), Dom Esmeraldo Barreto); às 8h (sob a presidência do bispo eleito da Diocese de Januária (MG), Dom Dorival Barreto) e às 10h (presidida pelo pároco, padre Fernando Predosa Leal).

As homenagens a São Pedro continuarão com a procissão com a imagem do santo, saindo da Matriz às 11h, percorrendo a Rua Direita da Piedade, Politeama de Cima, retornando pela Avenida Sete de Setembro até a Matriz, onde, às 12h, o bispo auxiliar da Arquidiocese de São Salvador da Bahia, Dom Marco Eugênio Galrão, presidirá a Missa Solene, encerrando os festejos.

Durante todo o domingo, os fiéis também poderão aproveitar a quermesse, com comidas típicas, apresentações culturais e momentos de confraternização entre os paroquianos e visitantes. Em mensagem à comunidade, o padre Fernando recordou que este tempo de festa é também uma oportunidade de conversão e solidariedade: “Que este Jubileu da Esperança nos mova ao compromisso de cuidar uns dos outros, cultivando a esperança e vivendo a fraternidade”, escreveu.
Além da programação da única paróquia na Arquidiocese de Salvador dedicada a São Pedro, outro momento marcante será a Festa de São Pedro, antecipada para o dia 28 de junho (sábado), às 9h30, na Igreja São Pedro dos Clérigos (Praça Quinze de Novembro, Centro Histórico de Salvador). A celebração será presidida por Dom Arquiabade Emanuel D’Able do Amaral, OSB, e contará com a participação dos Irmãos da Irmandade de São Pedro dos Clérigos.
A Solenidade de São Pedro e São Paulo é uma das celebrações mais importantes e antigas do calendário litúrgico, introduzida na liturgia no século II para lembrar o martírio dos dois santos. Foi colocada pela Igreja em 29 de junho para ocupar o lugar de uma antiga celebração pagã que exaltava as figuras de Rômulo e Remo, os mitos considerados fundadores da cidade de Roma. São Pedro e São Paulo foram os fundadores da Roma cristã. Pedro morreu provavelmente no ano de 64, crucificado de cabeça para baixo. Paulo morreu decapitado no ano de 67.

#Compartilhe

0 Comentários


Deixe seu comentário








Aplicativos


Locutor no Ar

Anunciantes