A Outra Companhia de Teatro estreia SOBEJO em periferias de Salvador

  • 22/06/2025
  • 0 Comentário(s)

A Outra Companhia de Teatro estreia SOBEJO em periferias de Salvador

A iniciativa convoca o público a pensar sobre as violências de gênero através da arte


Com a proposta de discutir e conscientizar sobre as violências de gênero por meio do teatro, poesia, literatura, audiovisual e da militância feminina, o projeto “SOBEJO Arte e Empoderamento - As Vozes que ecoam na periferia” retorna à cena cultural em sua segunda edição entre os meses de julho e agosto. Idealizado e dirigido pela atriz e produtora Eddy Veríssimo e com a coordenação técnica do ator, cenógrafo e figurinista Luiz Buranga, o projeto prioriza sua realização em escolas públicas estaduais, sedes de projetos sociais e centros culturais da periferia de Salvador. Todas as ações são gratuitas.

Nesta edição, o projeto circula pelos bairros de Arenoso, Cajazeiras 5, Paripe e Uruguai, com apresentações do espetáculo solo Sobejo; debates sobre o combate à violência doméstica e feminicídio; e saraus poéticos com apresentação de mulheres negras poetas da periferia. Além disso, o projeto exibe para o público a Websérie “SOBEJO - Processo Indeferido” de cinco episódios, que trata das variadas violências sofridas por mulheres - física, moral, patrimonial, sexual e psicológica -, seguido de atividades pedagógicas a partir das práticas metodológicas da mediação cultural, realizada pela artista-pesquisadora Eddy Veríssimo.

O espetáculo solo “SOBEJO”, que nomeia o projeto, é um monólogo estrelado por Eddy Veríssimo e conta a história de Georgina Serrat, uma mulher que vê sua dignidade, felicidade e sonhos frustrados quando descobre no casamento a face violenta do marido. Há em sua proposta um chamamento ao público a não se calar perante a todas as formas de violência que uma mulher está suscetível: física, moral, sexual, patrimonial e psicológica. "Nosso intuito vem sendo oportunizar o acesso à arte e a cultura para todos e todas através de atividades artísticas e de mediação cultural, reconhecendo que a arte é uma forma de expressão política capaz de sensibilizar sobre questões dolorosas. Buscaremos instigar reflexões e discussões sobre o empoderamento feminino, pois apesar da implementação da Lei Maria da Penha, as violências ainda afligem mulheres de todas as camadas sociais", diz Eddy Veríssimo.

Segundo o Ministério das Mulheres, o maior índice ainda está entre mulheres negras e periféricas, levando o projeto a localidades em que sejam alcançadas essas mulheres. Para os debates, estão convidadas mulheres que atuam no campo do combate à violência doméstica e feminicídio, seja pela arte, ou atuação social. O espetáculo SOBEJO e os debates contarão com tradução em LIBRAS, além de audiodescrição. O projeto “SOBEJO - Arte e Empoderamento: As vozes que ecoam na Periferia” foi contemplado nos Editais da Política Nacional Aldir Blanc Bahia e tem apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia, por meio da Secretaria de Cultura do Estado via PNAB, direcionada pelo Ministério da Cultura - Governo Federal.

#Compartilhe

0 Comentários


Deixe seu comentário








Aplicativos


Locutor no Ar

Anunciantes