Festival tem recorde de inscrições

  • 17/06/2025
  • 0 Comentário(s)

Festival tem recorde de inscrições

8º Festival Lugar de Mulher é no Cinema consolida sua nova fase


O 8º Festival Lugar de Mulher é no Cinema encerra sua fase de inscrições com um resultado histórico: 392 curtas-metragens enviados, todos dirigidos por mulheres (cis e trans) e pessoas não binárias. Esse número expressivo superou todas as expectativas da organização e confirma o crescimento, alcance e relevância do Festival no cenário do audiovisual nacional. Com inscrições vindas de todas as regiões do país, os estados com maior número de filmes inscritos foram Bahia, São Paulo, Pernambuco, Rio de Janeiro e Distrito Federal — um retrato da nossa diversidade cultural e geográfica.
Este ano, o Festival dá um passo importante: deixa de ser Mostra e assume seu novo nome e formato como Festival, em um movimento que representa não apenas uma mudança simbólica, mas uma ampliação de escopo e consolidação no calendário cultural brasileiro. “A ideia de Festival traz à tona uma linguagem mais popular e agregadora, com foco em formação de público, premiações e celebração, sem abrir mão da curadoria crítica e do compromisso com a representatividade”, reforça a coordenação.
Os filmes agora seguem para a etapa de curadoria, que será responsável pela seleção de até 25 obras. A equipe curatorial também fará a distribuição dos curtas nas três mostras competitivas do Festival: Mostra Luas: reúne produções de todo o Brasil e dialoga com jovens, adultos e pessoas idosas; Mostra Raízes: dedicada exclusivamente a filmes baianos, enaltecendo a força do audiovisual produzido na Bahia e Mostra Matinê: voltada ao público infantojuvenil, contempla obras feitas para e com crianças e adolescentes. A divulgação da seleção oficial está prevista para 20 de junho.

#Compartilhe

0 Comentários


Deixe seu comentário








Aplicativos


Locutor no Ar

Anunciantes