​Municípios baianos recebem Selo de Transparência dos Festejos Juninos 2025

  • 14/06/2025
  • 0 Comentário(s)

​Municípios baianos recebem Selo de Transparência dos Festejos Juninos 2025

Os 417 municípios baianos aderiram à iniciativa do Ministério Público que fortalece a cidadania, estimula a boa gestão dos recursos públicos e valoriza a cultura.


Foi entregue essa semana o oficial do Selo de Transparência 2025 aos gestores que aderiram ao Painel de Transparência dos Festejos Juninos nos Municípios do Estado da Bahia. A iniciativa do Ministério Público estadual, em parceria com órgãos de controle e a União dos Municípios da Bahia (UPB), tem como objetivo incentivar a transparência pública, fortalecer o exercício do controle social, estimular a cooperação interinstitucional e apoiar a gestão eficiente dos recursos públicos, especialmente no fomento à cultura e ao turismo nos municípios baianos. Dos 417 municípios baianos, 33 declararam que não irão realizar a festa. O painel registrou investimento superior a R$ 426 milhões em contratações artísticas feitas pelas prefeituras baianas neste ano de 2025.
O presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB) e prefeito de Andaraí, Wilson Cardoso, exaltou o protagonismo dos municípios baianos ao participarem integralmente do Painel de Transparência. Segundo ele, a UPB teve papel fundamental na mobilização dos gestores para aderirem à ferramenta, além de orientar o envio dos dados. “Todo recurso aplicado com transparência e responsabilidade, dando retorno econômico para a população, não é gasto, é investimento para fazer o nosso São João crescer e ficar cada vez melhor”, afirmou.
Pela primeira vez, desde o seu lançamento em 2023, todos os 417 municípios da Bahia repassaram informações para o Painel. Para o procurador-Geral de Justiça da Bahia, Pedro Maia, o controle social é uma etapa civilizatória da gestão pública. “A transparência vai além do dever legal. Dando transparência aos gastos, propiciamos a população de cada município que ela tenha consciência de que aquilo tem um custo para o município. O controle social dos gastos públicos é um avanço civilizatório”, resumiu.
A promotora Rita Tourinho também ressaltou a eficiência da gestão dos recursos públicos a partir da participação dos municípios no painel. “Esse painel tem a participação ativa dos municípios, disponibilizando seus gastos com os artistas nos festejos juninos. Isso é um exercício de cidadania, porque permite a consulta de todos os munícipes para saber quanto seu município está gastando, mas também um instrumento turístico porque dá para saber as atrações”, afirmou.
O presidente do Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE/BA), o conselheiro Marcus Presidio, destacou o painel como ferramenta de controle social. Ele destacou a importância da resposta dos municípios ao chamado e agradeceu ao presidente da UPB Wilson Cardoso pela sua liderança, articulação e empenho institucional para fortalecimento do painel. “Também me reporto aos prefeitos e prefeitas que aderiram ao projeto com coragem, comprometimento e espírito público, dando exemplo de como é possível aliar cultura popular boa gestão e transparência”, concluiu.

#Compartilhe

0 Comentários


Deixe seu comentário








Aplicativos


Locutor no Ar

Anunciantes