Acessibilidade em alto mar

  • 13/06/2025
  • 0 Comentário(s)

Acessibilidade em alto mar
Mubadala Brazil SailGP Team e Nas Marés levam PCD’s para experiência de acessibilidade em alto mar no projeto Velejando com Sentido. A iniciativa realizará ainda clínicas de treinamento prévias, antes do embarque objetivando que os convidados com deficiências visuais e auditivas vivenciem a experiência a bordo de forma completa e autônoma em expedição às Ilhas Cagarras (RJ). Faz parte do DNA da equipe brasileira o propósito de incentivar a inclusão social e a conservação ambiental, e, em parceria com a organização Nas Marés, a equipe está colocando estes valores à mostra na segunda fase da Impact League - competição paralela do SailGP em uma verdadeira corrida pelo planeta, na qual todos os times participantes da temporada devem se comprometer e realizar ações de impacto positivo, como iniciativas em prol do meio ambiente e da inclusão social.
“Nossa equipe tem compromissos que vão muito além do esporte. Para nós, o esporte é um meio de promover impactos socioambientais positivos, e o projeto Velejando com Sentido será mais uma de nossas ações neste caminho. Iremos oferecer à comunidade do iatismo a oportunidade de adquirir conhecimentos e viver experiências de velejar e instruir pessoas com deficiências por meio de práticas inclusivas, interativas e acessíveis”, conta Mariana Britto, Diretora de Marketing e Impacto do Mubadala Brazil SailGP Team. A primeira fase consistiu em quatro encontros virtuais com convidados especiais, com discussões sobre temas relacionados à prática esportiva, inclusão e benefícios dos esportes náuticos para todas as pessoas. Essa fase - que foi aberta ao público geral por meio de inscrições realizadas no site oficial da Nas Marés e teve cerca de 200 interessados - aconteceu entre o mês de maio e o começo de junho, protagonizados por personalidades como Fernando Fernandes e Felipe Kizu (com o tema “Esporte como um caminho de transformação”), Ana Paula e Leo Scott (falando sobre “Projetos que aproximam realidades e percepções”), Lars Grael e Miguel Martin Olio (em “A vela como possibilidade de esporte para todos”) e Juliana Senfft e Mauro Osorio (“Vela adaptada: acessibilidade e inclusão na prática”).
Já a segunda fase vai acontecer entre os dias 13 e 15 de junho (sexta-feira, sábado e domingo) e contará com uma clínica de treinamentos práticos e teóricos voltada para um grupo velejadores, treinadores e 8 pessoas com deficiências visuais e auditivas, com o objetivo de desenvolver habilidades e ampliar o conhecimento sobre a vela adaptada. Os encontros serão realizados na Marina da Glória, no Rio de Janeiro, e também vão contar com experiências dentro d’água, a bordo de embarcações cedidas pela Marinha do Brasil. Por fim, a terceira e última fase, marcada para 16 de junho, oferecerá uma experiência multissensorial de conexão com a natureza, por meio de uma expedição rumo ao Monumento Natural das Ilhas Cagarras (MONA Cagarras), unidade federal de proteção integral localizada a cerca de 5 km da praia de Ipanema, no município do Rio de Janeiro. A localização foi designada como um "Hope Spot" (Ponto de Esperança) pela organização global Mission Blue, devido à sua grande biodiversidade e importância para a conservação marinha. Este reconhecimento destaca a área como um local de grande valor para a saúde dos oceanos e de sua fauna e flora características, como áreas que precisam de proteção ou onde há necessidade de mais ações de conservação.
A atividade - que será acompanhada pelas equipes do Mubadala Brazil SailGP Team, da Nas Marés e por biólogos - contará com recursos como hidrofones, que permitem a escuta das vocalizações de animais marinhos, como baleias, que costumam ser avistadas na região nesta época do ano, e objetos táteis, ampliando as formas de percepção e tornando a vivência acessível aos portadores de deficiência visual. Todo o material informativo da expedição também estará disponível por escrito, contemplando os portadores de deficiência auditiva, que também estarão acompanhados de intérpretes de libras.

#Compartilhe

0 Comentários


Deixe seu comentário








Aplicativos


Locutor no Ar

Anunciantes