Exposição homenageia o criador do samba reggae
- 06/06/2025
- 0 Comentário(s)

O mestre Neguinho do Samba será homenageado com a exposição “70 Anos Neguinho do Samba – Trajetória e Legado”, de 07 de junho a 05 de julho, na Casa do Benin – Espaço Tatassomba, no Pelourinho. A mostra é gratuita e pode ser visitada de terça a sexta, das 10h às 17h, e aos sábados, das 9h às 16h.
Com curadoria de Anderson do Samba, filho do mestre, a exposição apresenta um conjunto de registros fotográficos sensíveis e históricos, desde momentos emblemáticos até cenas do cotidiano, revelando a profundidade e a extensão da influência de Neguinho do Samba. Criador do samba reggae, ritmo que ressignificou o território do Centro Histórico e ecoou pelo mundo, ele foi responsável por transformar a música em um poderoso instrumento de afirmação cultural e resistência.
A abertura oficial da exposição acontece no dia 07 de junho, a partir das 16h, com uma apresentação especial dos filhos do mestre, Anderson do Samba e Nitorê Akadã, em uma performance que homenageia não apenas a memória de seu pai, mas também a força cultural do Pelourinho, berço do samba reggae. A mostra destaca não só sua trajetória artística, mas também sua consolidação como símbolo de resistência negra. “A valorização de importantes nomes na construção da identidade brasileira, é uma maneira de colaborar para que a história cultural brasileira seja preservada e perpetuada através das gerações”, afirma Renata Campos, produtora executiva da exposição.