Luiz Contreiras ganha homenagem em Salvador
- 05/06/2025
- 0 Comentário(s)

Neste sábado (7/6), às 10h30, na celebração do nascimento de Luiz Contreiras (1923-2019), será instalada a placa de identificação da rua batizada com seu nome, no bairro da Fazenda Grande III. Sancionada no último mês de abril, a Lei Municipal 9.848/2025, que denomina o logradouro, é de autoria de Maria Marighella, presidenta da Fundação Nacional de Artes (Funarte), entidade vinculada ao Ministério da Cultura (MinC). Ela se une à família do engenheiro, militante comunista e vítima da ditadura civil-militar brasileira, nesta ação conduzida pela viúva, a educadora e política Amabília Almeida.
“Nossa família está profundamente grata e motivada para a celebração desta homenagem que será prestada a Luiz Contreiras, dando o seu nome a uma rua de um bairro tão populoso de gente trabalhadora, com a qual ele tanto se identificava e era um defensor dos seus direitos enquanto cidadãos e cidadãs. A homenagem reafirma a necessidade de reconhecermos e cultivarmos a memória daqueles que lutaram pela nossa democracia. Agradecemos ao mandato de Maria Marighella pelo compromisso com a verdade e história democrática do nosso país”, declara Amabília Almeida.
A Rua Luiz Contreiras fica localizada no Acesso Local “02 – Qd B”, com início na Rua Vereadora Yolanda Pires e término no Caminho “16 – Qd B”. No ato, a família mobiliza moradores do local, com distribuição de cordel que conta a história de Luiz Contreiras, plantio de árvores e falas públicas.
“Nomear uma rua com o nome de Luiz Contreiras é também inscrever na cidade a história de resistência do nosso povo. É honrar uma vida dedicada à luta por justiça social, dignidade e democracia. A homenagem prestada pela cidade de Salvador repara simbolicamente a violência que ele sofreu e reconhece sua contribuição decisiva para a história democrática do Brasil”, afirma Maria Marighella.