Junho de diversidade, memória e sustentabilidade
- 03/06/2025
- 0 Comentário(s)

Ao longo do mês de junho, uma série de atividades educativas que convidam o público a refletir sobre diversidade, memória e sustentabilidade irá movimentar as Casa das Histórias de Salvador e a Galeria Mercado, ambas no Comércio. A programação começa amanhã (4/6), às 15h, com o Sòrò – Contando e Ouvindo Histórias, seguido por oficina de upcycling em celebração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, cineclube sobre o samba junino, visitas temáticas sobre diversidade LGBTQIAPN+ e uma roda de conversa sobre educação e sustentabilidade.
As ações que valorizam as narrativas orais e saberes populares como forma de expressão, memória e construção de identidade são gratuitas nos dois espaços. Na sexta-feira (06/06), das 9h às 12h, acontece a oficina de Upcycling - Dia Mundial do Meio Ambiente, uma atividade voltada para a reflexão sobre a relação entre moda e sustentabilidade, por meio da técnica de upcycling, que consiste em dar novos significados para roupas que seriam descartadas. Na oficina, haverá o aproveitamento de roupas jeans para aplicação de pinturas que resgatam memórias familiares e ancestrais.
Já, o cineclube deste mês, atividade em parceria com o Salcine, será no dia 11 de junho, às 14h, com a exibição da produção “Samba Junino - De Porta em Porta”, de Fabíola Aquino e Dayane Sena. O documentário baiano apresenta a história de uma manifestação cultural que foi reconhecida em 2018 como Patrimônio Cultural e Imaterial de Salvador e seus mais de 40 anos de festivais, grupos, percussionistas, cantores e toda alegria da forma que se dá a apresentação. A exibição acontece no auditório Makota Valdina e ao final terá um bate-papo sobre a produção com Fabíola Aquino.
Na quinta-feira (12/06) e quarta-feira (25/06), às 10h e às 14h, o público poderá participar da Visita Temática "Que Orgulho é esse? - Discutindo a diversidade na CHS”. A atividade foi pensada para celebrar o mês da diversidade, evidenciando a relação e a contribuição de pessoas LGBTQIAPN+ na construção da cidade e seus territórios que, muitas vezes, servem de palco para suas lutas e processos políticos. A conversa vai se dar dentro do espaço expositivo da Casa partindo das provocações presentes no acervo permanente e nas obras da exposição Ecos Malês. Já na quarta-feira (18/06), às 14h, será realizada a “Roda de Conversa: Educação e Sustentabilidade”, na Galeria Mercado. A atividade promoverá um diálogo sobre experiências na área de educação e sustentabilidade em comunidades e projetos sociais de Salvador.