Bahia Discute Fortalecimento Do Turismo Náutico No 1º Fórum Náutico Internacional
- 02/06/2025
- 0 Comentário(s)

As estratégias para o desenvolvimento sustentável do turismo das águas na Bahia foram tema central do 1º Fórum Náutico Internacional da Associação Náutica da Bahia (ANB), realizado na última sexta-feira (30), na antiga sede do Centro Universitário Unidompedro, no bairro do Comércio, em Salvador. O evento contou com o apoio da Secretaria de Turismo do Estado da Bahia (Setur-BA) e reuniu autoridades, empresários, especialistas nacionais e internacionais, além de representantes de entidades do setor.
De acordo com o presidente da ANB, Santiago Campo, o fórum teve como objetivo principal apresentar soluções modernas em tecnologia e infraestrutura para o setor náutico, sempre alinhadas à preservação ambiental, à geração de emprego e ao fortalecimento da economia do mar. “Mostramos que a Bahia tem um potencial imenso para o desenvolvimento da atividade náutica de forma sustentável e estruturada”, afirmou.
Durante o painel “Turismo Sustentável e seus Benefícios para uma Região”, a chefe de Gabinete da Setur-BA, Giulliana Brito, destacou investimentos superiores a US$ 70 milhões em obras de infraestrutura, ações culturais e socioambientais na Baía de Todos-os-Santos, beneficiando 18 municípios da região. As intervenções incluem marinas, atracadouros, terminais turísticos, além de projetos voltados para gestão social e sustentabilidade.
Giulliana também ressaltou outras iniciativas da secretaria, como o afundamento controlado de embarcações para criação de recifes artificiais, a estruturação do avistamento de baleias e a promoção da pesca esportiva, que fortalecem o turismo náutico no estado.
O evento também marcou um importante intercâmbio de experiências entre autoridades e especialistas da Bahia e da Galícia (Espanha). A prefeita da cidade espanhola de Ponteareas, Nava Castro, destacou o enorme potencial do litoral baiano para o desenvolvimento da atividade náutica. “O que me chama mais a atenção é a extensão da costa da Bahia. Com parcerias entre os setores público e privado, há muito espaço para crescer”, avaliou.
Na mesma linha, o cônsul da Espanha, Ignácio Pérez Cambra, ressaltou a importância da Bahia como parceiro estratégico para empresas espanholas do setor. “É uma relação fundamental, e destaco o trabalho da Setur-BA na promoção dessa aproximação”, afirmou.
O encerramento do fórum foi marcado pela assinatura de dois convênios de cooperação técnica entre a ANB, a Associação Galega de Atividades Náuticas (AGAN+) e a Confraria Europeia da Vela, com foco na troca de tecnologias, conhecimentos e boas práticas para impulsionar o turismo náutico na Bahia.
Fonte e Imagem: Ascom/Setur-BA