Estudantes Baianas Desenvolvem Óleo Natural Para Aliviar Sintomas Da Ansiedade
- 02/06/2025
- 0 Comentário(s)

Com o objetivo de contribuir para o bem-estar da população, duas estudantes do Colégio de Tempo Integral Antônio Batista, no município de Candiba, no interior da Bahia, desenvolveram um óleo corporal natural com propriedades calmantes, capaz de ajudar no alívio dos sintomas da ansiedade. O produto é composto por extrato de capim-santo e óleo de coco, ambos de fácil acesso e baixo custo.
O projeto foi idealizado por Emília Vieira Araújo e Tainara Rocha de Oliveira, sob orientação da professora Marciele de Oliveira, durante as aulas de iniciação científica. Segundo a docente, a proposta surgiu da necessidade de criar uma solução prática e acessível para um problema que afeta milhões de brasileiros. “Percebemos que a ansiedade é uma realidade muito próxima dos nossos alunos e da sociedade como um todo. Então buscamos desenvolver um produto que pudesse ser uma alternativa natural de cuidado e bem-estar”, explica.
O capim-santo foi escolhido por suas conhecidas propriedades terapêuticas. “É uma planta bastante utilizada na medicina popular, especialmente em chás. Através da nossa pesquisa, identificamos que o citral, presente no capim-santo, possui efeito relaxante, contribuindo para reduzir a agitação e os batimentos cardíacos acelerados, comuns nos quadros de ansiedade”, detalha Marciele.
O óleo passou por uma fase de testes com voluntários que relataram sintomas de ansiedade. Os participantes utilizaram o produto por um período entre 15 e 20 dias e relataram melhora no bem-estar, alívio dos sintomas e até melhora na qualidade do sono. O projeto conta com o apoio da Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) e segue em fase de aprimoramento.
Iniciativa Que Valoriza A Ciência Baiana
O trabalho integra a série “Bahia Faz Ciência”, promovida pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado (Secti), que desde 2019 divulga reportagens sobre projetos desenvolvidos por pesquisadores e cientistas baianos. A iniciativa tem como objetivo valorizar a ciência produzida no estado e mostrar como ela contribui diretamente para a melhoria da qualidade de vida da população.
Sugestões de pautas para o projeto podem ser enviadas para o e-mail: ascom@secti.ba.gov.br.
Fonte e Imagem: Ascom/GovBa