​Exames De Língua Portuguesa E Matemática Avaliam Desempenho De Alunos Do EJA

  • 21/05/2025
  • 0 Comentário(s)

​Exames De Língua Portuguesa E Matemática Avaliam Desempenho De Alunos Do EJA

Mais de 19 mil estudantes participam da avaliação promovida pela SEC em escolas estaduais da Bahia

Salvador, 21 de maio de 2025 — A Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) está promovendo, até a próxima sexta-feira (23), exames de Língua Portuguesa e Matemática voltados aos estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA). A iniciativa integra o Sistema de Avaliação Baiano da Educação Básica (SABE) e está sendo aplicada de forma amostral em escolas estaduais das cidades-sede dos 27 Núcleos Territoriais de Educação (NTE).

Ao todo, mais de 19 mil estudantes devem participar da avaliação, que tem como objetivo medir o desempenho educacional e oferecer subsídios para a melhoria da qualidade do ensino na rede estadual. Criado em 2007, o SABE é uma ferramenta estratégica para acompanhar, em larga escala, o desenvolvimento da aprendizagem e apoiar a formulação de políticas públicas educacionais.

Além de contribuir com o planejamento pedagógico, a avaliação permite que professores e gestores analisem os resultados para criar estratégias de ensino mais eficazes. No caso dos estudantes do EJA, o exame é um instrumento que assegura o direito à aprendizagem, respeitando os diferentes percursos e experiências de jovens, adultos e idosos que retornam à escola.

Segundo Manoel Calazans, assessor especial da SEC, o sistema é essencial para a gestão educacional na Bahia. “A gente tem esse sistema baiano de avaliação que permite aos municípios e à própria rede estadual avaliarem e reavaliarem as suas trilhas de aprendizagens, permitindo mais formação para os professores e investimentos nessas capacitações, bem como na infraestrutura das escolas, para que os estudantes tenham sucesso escolar”, explicou.

A aplicação anual dos exames reafirma o compromisso da SEC com uma educação pública inclusiva, de qualidade e voltada para a valorização da diversidade dos sujeitos da aprendizagem.

Fonte e Imagem: Ascom/GovBa


#Compartilhe

0 Comentários


Deixe seu comentário








Aplicativos


Locutor no Ar

Anunciantes