​Volume de Serviços na Bahia Cresce 1,5% em Março e Atividades Turísticas Avançam 11,4%

  • 14/05/2025
  • 0 Comentário(s)

​Volume de Serviços na Bahia Cresce 1,5% em Março e Atividades Turísticas Avançam 11,4%

O volume de serviços na Bahia registrou um crescimento de 1,5% em março de 2025, na comparação com fevereiro, conforme dados da Pesquisa Mensal de Serviços do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), analisados pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI). O desempenho colocou o estado na oitava posição entre os locais pesquisados, superando a média nacional, que foi de 0,3%.

Este é o terceiro mês consecutivo de alta para o setor no estado, após crescimentos de 1,3% em janeiro e 0,8% em fevereiro. O desempenho positivo é atribuído, em parte, à volta às aulas, às festas populares, ao carnaval em Salvador e a outros eventos religiosos, que impulsionaram o consumo das famílias em serviços relacionados.

Na comparação com março de 2024, o setor apresentou avanço de 4,0%, mais uma vez acima da média nacional (1,9%). As principais contribuições vieram das atividades de Serviços profissionais, administrativos e complementares (15,7%), Outros serviços (13,2%) e Serviços prestados às famílias (8,4%). Em contrapartida, os segmentos de Serviços de informação e comunicação (-2,6%) e Transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio (-1,8%) apresentaram retração.

No acumulado de janeiro a março de 2025, o setor de serviços baiano cresceu 2,4% em relação ao mesmo período de 2024, igualando-se à média nacional. As atividades que mais contribuíram para esse desempenho foram Outros serviços (13,0%), Serviços profissionais, administrativos e complementares (9,5%) e Serviços prestados às famílias (3,0%). Apenas o segmento de Transportes e correio apresentou queda de 1,5%.

Já no acumulado dos últimos 12 meses, o crescimento foi de 1,6%, abaixo da média nacional (3,0%). A maior alta foi registrada nos Serviços prestados às famílias (5,4%), seguidos por Outros serviços (3,4%), Serviços profissionais, administrativos e complementares (1,9%) e Transportes e correio (1,2%). O setor de Informação e comunicação recuou 1,3%.

Turismo em Alta: Bahia Lidera Crescimento em Março

O volume das atividades turísticas na Bahia teve um expressivo crescimento de 11,4% em março, revertendo a queda de 4,9% registrada em fevereiro. O estado alcançou a primeira colocação entre os 17 locais analisados, com resultado significativamente superior à média nacional, que teve leve retração de -0,2%.

Na comparação com março de 2024, a Bahia também apresentou desempenho expressivo, com alta de 14,4%, ficando na terceira posição entre os estados com maior crescimento. No acumulado do primeiro trimestre de 2025, o setor turístico baiano cresceu 8,9%, superando a média nacional (5,4%) e ocupando a quinta posição no ranking regional.

No acumulado dos últimos 12 meses, a Bahia manteve a expansão de 9,1%, também acima da média nacional (4,7%), consolidando-se como um dos principais destinos turísticos em ascensão no país.

Fonte e Imagem: Ascom/GovBa


#Compartilhe

0 Comentários


Deixe seu comentário








Aplicativos


Locutor no Ar

Anunciantes