Campanha De Vacinação Contra Gripe Segue Em Todo O Estado Após Dia D De Mobilização
- 12/05/2025
- 0 Comentário(s)

Imunizante continua disponível nos postos de saúde para públicos prioritários em toda a Bahia
Após o sucesso do Dia D da vacinação contra a gripe, realizado no último sábado (10), a imunização segue disponível nos postos de saúde da Bahia. A mobilização, que contou com adesão de todos os municípios baianos, resultou na aplicação de quase 100 mil doses em um único dia. Em Salvador, o drive-thru instalado no Centro de Convenções vacinou 2.825 pessoas, graças à parceria entre a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) e a Secretaria Municipal de Saúde (SMS).
Com o fim da ação especial, a campanha retorna ao fluxo habitual e segue atendendo o público-alvo da vacinação contra a gripe, conforme o Calendário Nacional de Vacinação. Têm direito à dose protetiva crianças entre 6 meses e menores de 6 anos, gestantes, idosos a partir de 60 anos e outros grupos considerados prioritários.
Entre os públicos contemplados também estão puérperas, povos indígenas, quilombolas, pessoas com deficiência permanente, trabalhadores da saúde e da educação, forças de segurança e salvamento, forças armadas, caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo e portuários, funcionários dos Correios, além da população privada de liberdade, servidores do sistema prisional, jovens de 12 a 21 anos em medidas socioeducativas e portadores de doenças crônicas ou outras condições clínicas especiais.
Na Bahia, o público estimado para a vacinação é de 3,6 milhões de pessoas, e a meta da Sesab é imunizar 90% desse total. A secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana, destaca que a vacinação é essencial para evitar agravamentos da gripe.
“Nosso esforço continua sendo conjunto com os municípios, para ampliar a cobertura e proteger os baianos dos impactos causados pela influenza”, afirmou.
A coordenadora estadual de imunização, Vânia Rebouças, alerta para a importância de buscar a vacina ainda no início do outono.
“As maiores incidências de gripe na Bahia costumam ocorrer entre esta estação e o inverno. Por isso, quanto antes o público for imunizado, melhor será a proteção coletiva”, reforçou.
A vacinação é gratuita e ocorre de forma contínua. Para se vacinar, é necessário apresentar documento com foto e, se possível, o cartão de vacinação.