​Estudo Destaca Avanços da Bahia na Área de Governo Digital

  • 07/05/2025
  • 0 Comentário(s)

​Estudo Destaca Avanços da Bahia na Área de Governo Digital

Relatório aponta que estado caminha para se tornar referência nacional em transformação digital, com boas práticas alinhadas a padrões internacionais

Um estudo elaborado pela Estônia Hub destacou os avanços da Bahia na área de governo digital, posicionando o estado como um dos principais exemplos de transformação digital no Brasil. O relatório é fruto de um acordo de cooperação técnica entre a Secretaria da Administração do Estado da Bahia (Saeb) e a Estônia Hub – organização que promove relações tecnológicas e comerciais entre o Brasil e a Estônia, país reconhecido mundialmente como referência em sociedade digital.

O diagnóstico, produzido sem custos para o governo baiano, teve como objetivo identificar potencialidades e oportunidades de melhoria na implementação de serviços digitais. Um dos principais destaques apontados pelo relatório foi a plataforma BA.GOV.BR (www.ba.gov.br), elogiada por sua robustez, acessibilidade e eficácia na oferta de serviços públicos ao cidadão.

De acordo com a análise técnica realizada, o portal digital da Bahia atende à maioria dos critérios internacionais de usabilidade e experiência do usuário, o que reforça sua qualidade e alinhamento às melhores práticas globais. O desempenho do estado no Índice ABEP-TIC de Oferta de Serviços Públicos Digitais também corrobora a evolução da Bahia, que vem se mantendo entre os destaques nacionais desde a criação da métrica.

O estudo incluiu uma comparação entre os modelos de governo digital da Bahia, da Estônia e de dois estados brasileiros que se destacam na área: Piauí e Rio Grande do Sul. Além dos aspectos operacionais, a avaliação envolveu análises táticas e estratégicas, com foco em convergências e possíveis melhorias no modelo baiano.

Segundo o coordenador-executivo de Transformação Digital da Saeb, Igor Takenami, entre os pontos a serem aprimorados estão a integração entre os órgãos estaduais e a elevação do tema de governo digital ao mais alto nível da gestão, com o objetivo de fortalecer a governança e a efetividade das políticas públicas.

“O relatório também recomenda que a Bahia se dedique a pautas já consolidadas na Estônia, como o incentivo ao uso de tecnologias sustentáveis e a experimentação de soluções inovadoras baseadas em tecnologias emergentes”, afirma Takenami.

Como parte do estudo, foi elaborado um diagnóstico de maturidade digital com base em metodologia da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), ouvindo gestores estaduais sobre temas como segurança, legislação, transparência, aquisição de tecnologia e cultura de dados. A Bahia obteve nota 3,14, sendo classificada em estágio intermediário de maturidade digital.

Além da produção do relatório, o acordo com a Estônia Hub possibilitou, em março deste ano, a realização de uma missão técnica ao país europeu, liderada pelo secretário da Administração, Edelvino Góes. A delegação baiana conheceu de perto as práticas de governo digital estonianas e discutiu soluções com potencial de acelerar ainda mais o desenvolvimento tecnológico no estado.

A Estônia, que conquistou sua independência no início dos anos 1990, transformou-se em um dos mais avançados exemplos de sociedade digital no mundo. O país oferece 99% de seus serviços públicos online e é reconhecido por seu ecossistema de inovação, sendo o berço de empresas como a Skype.

Fonte e Imagem: Ascom/Saeb


#Compartilhe

0 Comentários


Deixe seu comentário








Aplicativos


Locutor no Ar

Anunciantes