​SEC Inicia Cadastramento de Oficineiros para o Projeto Capoeira nas Escolas

  • 05/05/2025
  • 0 Comentário(s)

​SEC Inicia Cadastramento de Oficineiros para o Projeto Capoeira nas Escolas

A Secretaria da Educação do Estado (SEC) iniciou na última sexta-feira, 2 de maio, o processo de cadastramento de oficineiros interessados em participar do Projeto Capoeira nas Escolas. A ação faz parte das diretrizes da Lei Moa do Katendê (nº 14.341), que tem como objetivo preservar, valorizar e promover a capoeira nas unidades da rede pública estadual por meio de sua inclusão no currículo escolar.

O projeto prevê a realização de oficinas pedagógicas em todas as escolas estaduais, além da formação continuada dos oficineiros. Está garantida também a entrega do "kit ginga", composto por instrumentos tradicionais como berimbau, pandeiro, atabaque, reco-reco, agogô, caxixi e dobrão, fundamentais para a prática da capoeira.

Entre as ações previstas, estão o acompanhamento das atividades nas escolas, a implementação de estratégias pedagógicas específicas e a promoção de um festival anual de capoeira. A ideia é integrar cultura, educação e identidade por meio da valorização dessa expressão afro-brasileira.

Em fevereiro deste ano, a SEC realizou um levantamento de capoeiristas interessados em colaborar com o projeto. As informações vêm sendo utilizadas pelos Núcleos Territoriais de Educação (NTE) para facilitar a conexão entre os profissionais e as escolas de cada região, fortalecendo a presença da capoeira no ambiente escolar.

Profissionais interessados devem buscar as escolas estaduais para obter mais informações sobre como se cadastrar. A iniciativa representa um passo importante para aproximar os estudantes da capoeira e da riqueza cultural que ela representa.

Fonte e Imagem: SECOM/GovBa


#Compartilhe

0 Comentários


Deixe seu comentário








Aplicativos


Locutor no Ar

Anunciantes