vem ai o Rio Coffee Nation

  • 06/10/2022

vem ai o Rio Coffee Nation

Um encontro dedicado aos cafés especiais e orgânicos do Brasil: assim é o Rio Coffee Nation, que terá a sua terceira edição realizada na Casa França Brasil, no Centro do Rio de Janeiro, nos dias 15 e 16 de Outubro de 2022. Com a missão de divulgar os cafés especiais do nosso país, que é líder na produção e exportação dos grãos, o evento estimula a profissionalização e a cultura desse mercado, além de apoiar, promover e ajudar a agricultura familiar, unindo os elos da cadeia entre o campo, mercado, conhecimento e os amantes do segmento.

O maior evento de cafés especiais do Brasil foi criado e é comandado pela executiva de marketing e comunicação, Martina Barth d’Avila, e tem como objetivo transformar a Cidade Maravilhosa na capital dos cafés especiais.

Serão mais de 40 produtores de cafés especiais e orgânicos, de todas as regiões do Brasil, como Café Orfeu, Rituais da 3 Corações, Café Flô, Café Klem orgânico, Café Fazenda Florença, Brasil em Grãos, Madura Coffee, Cooperativa Cafésul, Café Pó de Mulheres, Matisse (cerveja com café), entre outros. Na ocasião, os expositores também explicarão a importância da sustentabilidade e da presença feminina no setor, do comércio justo, do turismo, das cafeterias, do know-how brasileiro em plantação e torrefação, dos métodos de extração (soft, espresso, filtração..) e degustações. Além de apresentarem receitas ensinando os diversos modos de preparo dos grãos, desde harmonizações, molhos, drinks e sobremesas com café. Por lá, terão mais de 12 palestras, 20 receitas, um “coffee lab” e duas competições que prometem encantar todos os presentes: “Melhor café torrado para espresso” e “Desafio Koar-etapa Rio de Janeiro”.

Vale ressaltar que o consagrado Rio Coffee Nation 2022 tem um forte viés de sustentabilidade, assunto cada vez mais importante nos dias de hoje. Isso porque o evento aplica todas as orientações nesse sentido: lixo zero e reciclagem; acesso por ingresso eletrônico ou app (sem uso de papel); plástico proibido - todos os utensílios (copos, talheres, pratos…) são feitos de materiais biodegradáveis e recicláveis; reaproveitamento de mobílias, como o fundo de palco e as cadeiras do auditório, e os estandes e balcões em pallets; taxas de carbono - energia da praça de alimentação fornecida por painéis solares, além do Certificado de Compensação de Carbono outorgado pela Verified Carbon Standard, entidade sediada em Washington, EUA. Assim, todo o carbono produzido pela realização do evento será convertido em ações ambientais em prol do projeto Envira Amazônia, que protege 39.000 hectares de floresta amazônica junto à cidade de Feijó, no estado do Acre.

Outro fato inédito é a reutilização das borras de café. Na ocasião, todos os resíduos dos grãos utilizados durante o encontro serão doados para a start-up brasileira Kalp Wear, que os transformarão em bonitos e confortáveis calçados, além de serem biodegradáveis e ajudarem a preservar o planeta. A marca ainda criará uma edição limitada do tênis especialmente para a próxima edição do encontro, em 2023.

Fonte: Lupa Comunicação


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Anunciantes