Tirzepatida reduz risco de infarto, AVC e morte cardiovascular em pessoas com diabetes tipo 2

  • 09/09/2025
  • 0 Comentário(s)

Tirzepatida reduz risco de infarto, AVC e morte cardiovascular em pessoas com diabetes tipo 2

Uma pesquisa internacional publicada no New England Journal of Medicine trouxe evidências robustas sobre os benefícios da tirzepatida (Mounjaro/Zepbound), medicamento indicado para obesidade e diabetes tipo 2. O estudo mostrou que, além de controlar a glicemia e ajudar na perda de peso, a tirzepatida reduz significativamente os riscos de eventos cardiovasculares graves como infarto, AVC e morte súbita.

Com mais de 13 mil participantes de 30 países, todos com diabetes tipo 2 e doenças cardíacas pré-existentes, o estudo teve duração de 4,5 anos e é considerado o maior já realizado com a substância.

Principais resultados do estudo:

Comparada à dulaglutida (Trulicity):

8% menos eventos cardiovasculares graves

16% menos mortes por todas as causas

Melhora significativa da função renal em pessoas com alto risco

Comparada ao placebo:

28% de redução nos eventos cardiovasculares

39% de redução na mortalidade geral

A tirzepatida também demonstrou melhorar a pressão arterial, reduzir níveis de lipídios (colesterol e triglicerídeos) e atuar na proteção renal.

Além disso, o estudo reforça que o controle da glicemia isolado não é mais suficiente. Medicamentos como a tirzepatida, que oferecem benefícios cardiovasculares e renais, passam a ser protagonistas no tratamento moderno do diabetes.

“A prevenção de complicações cardiovasculares e renais deve ser parte do tratamento de base de quem vive com diabetes tipo 2. A tirzepatida mostrou que é possível ir além da glicose”, destaca um dos autores do estudo.

O medicamento já está aprovado no Brasil, mas seu uso deve ser sempre orientado por endocrinologistas, com base em avaliação individualizada.

Da Redação

Foto: Ilustrativa


#Compartilhe

0 Comentários


Deixe seu comentário








Aplicativos


Locutor no Ar

Anunciantes