Cinergia Diversa lança documentário com histórias e territórios da Bahia

  • 26/08/2025
  • 0 Comentário(s)

Cinergia Diversa lança documentário com histórias e territórios da Bahia

Iniciativa dedicada a valorizar as culturas populares, as identidades e os talentos da Bahia, o Cinergia Diversa é uma realização da ONG Pontos Diversos.


No próximo 29 de agosto, a partir das 15h, a Sala Walter da Silveira, em Salvador, recebe o evento de lançamento do documentário do projeto Cinergia Diversa, uma iniciativa dedicada a democratizar o acesso ao cinema, valorizar as culturas populares, as identidades e os talentos da Bahia. Iniciativa que transforma o audiovisual em uma ferramenta de acesso à cultura, preservação das memórias e valorização de narrativas locais, mostrando que o cinema pode nascer de qualquer lugar - desde que conte com oportunidades para todos.

Realizado pela ONG Pontos Diversos, o filme é resultado de uma jornada por diferentes territórios do estado, registrando vivências, saberes e expressões artísticas de comunidades que fazem da arte um instrumento de resistência e transformação social. Com imagens e narrativas colhidas em cidades como Juazeiro, Valença, Feira de Santana e Alagoinhas, o documentário revela a potência da diversidade cultural baiana e a importância de políticas de inclusão e fortalecimento da produção cultural local.

O legado do Cinergia Diversa se traduz em estruturas permanentes — como as quatro salas públicas de cinema montadas nas cidades por onde passou a jornada — e em efeitos duradouros: moradores capacitados, profissionais inseridos no setor cultural, autoestima coletiva fortalecida. “A gente dizia pra todo mundo: ‘vocês também podem fazer filme, podem contar suas histórias’. Em vários lugares, as pessoas se emocionaram vendo cenas que reconheciam. Isso mexe com o imaginário, com a autoestima. É um convite pra criar”, conta Davi Bahia, produtor cultural integrante do projeto e morador do subúrbio de Salvador.

O evento de lançamento contará com exibição gratuita do filme, seguida de uma conversa com integrantes do projeto, artistas e representantes das comunidades retratadas. Será um momento para compartilhar experiências, debater caminhos para a economia criativa e celebrar a arte como ferramenta de mudança.O projeto foi contemplado nos Editais da Paulo Gustavo Bahia e tem apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura via Lei Paulo Gustavo, direcionada pelo Ministério da Cultura, Governo Federal.

#Compartilhe

0 Comentários


Deixe seu comentário








Aplicativos


Locutor no Ar

Anunciantes