Jornada do Patrimônio Cultural de Salvador homenageia Clarindo Silva
- 21/08/2025
- 0 Comentário(s)

Clarindo Silva. Foto de divulgação.
O empresário, escritor e ativista cultural Clarindo Silva será homenageado no encerracento da VI Jornada do Patrimônio Cultural de Salvador, no próximo dia 29 de agosto, às 17h, no Museu Nacional da Cultura Afro-Brasileira (MUNCAB). O evento da Fundação Gregório de Mattos (FGM) celebra os 40 anos do Centro Histórico de Salvador como Patrimônio Mundial, título concedido pela Unesco em 1985.
Símbolo de resistência e identidade do Pelourinho, Clarindo Silva é uma das figuras mais emblemáticas da história recente do Centro Histórico. Fundador da lendária Cantina da Lua e atuante em ações culturais, sociais e de valorização da negritude, Clarindo se tornou um verdadeiro patrimônio humano da cidade, conectando passado, presente e futuro por meio da sua atuação cotidiana. Sua homenagem, no último dia do evento, representa o reconhecimento da importância dos bens imateriais que habitam o Centro Histórico - não apenas suas fachadas e igrejas, mas também suas pessoas, memórias e saberes.
Com o tema “Centro Histórico de Salvador – Quatro décadas como Patrimônio Mundial”, a Jornada acontecerá entre os dias 27 e 29 de agosto, em três espaços simbólicos do Centro Histórico: a sede da ABAM (Associação Nacional das Baianas de Acarajé), a Casa Vale do Dendê e o MUNCAB. A programação foi pensada para ressaltar não apenas o patrimônio material, reconhecido pela Unesco, mas também os aspectos socioculturais e imateriais que formam a alma do Centro Histórico. “O reconhecimento da Unesco levou em conta o conjunto arquitetônico, mas nós queremos ampliar o olhar: refletir sobre o patrimônio vivo, sobre os encontros e memórias que fazem do Pelourinho um espaço pulsante. Por isso, homenagear Clarindo Silva é tão significativo — ele é parte viva dessa história.”, destaca o diretor de Patrimônio da FGM, Vagner Rocha.
#Compartilhe