Prefeitos cobram melhoria dos serviços ofertados pele Coelba
- 20/08/2025
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Diretoria da UPB e concessionária criam canal direto de atendimento para demandas de gestores municipais.
Para agilizar o atendimento e encontrar soluções para as demandas relacionadas ao fornecimento de energia elétrica nos municípios baianos, a União dos Municípios da Bahia (UPB) realizou ontem (19), em parceria com a Neoenergia Coelba, o Encontro de Contas das Demandas Municipais, no auditório da entidade em Salvador reunindo prefeitos, secretários, técnicos de mais de 300 cidades, além de representantes do Ministério Público e da concessionária, que também disponibilizou equipes para atendimentos individualizados às prefeituras.
Durante o encontro, os gestores apresentaram à Coelba demandas relacionadas à expansão de rede, aumento de carga, manutenção da rede elétrica, quedas e oscilações de energia, problemas que impactam diretamente no desenvolvimento de setores produtivos do comércio, indústria, agronegócio e agricultura familiar. “Vamos fazer acontecer para a Bahia ter uma concessionária que atenda a todo o interior com qualidade e atendimento resolutivo. Temos que estar unidos para alcançar o objetivo que é melhorar a qualidade da energia. Tem regiões que não se desenvolvem porque a energia além de não chegar com qualidade é monofásica”, disse o presidente da UPB e prefeito de Andaraí, Wilson Cardoso, destacando a criação da Diretoria de Serviços na UPB para acompanhar demandas relacionadas não só à Coelba, mas também à Embasa e à Conder, trazendo uma nova estrutura jurídica à UPB.
Representando o presidente da Coelba, Thiago Guth, a superintendente de Relações Institucionais da Neoenergia Coelba, Maria Helena Monteiro, reafirmou o compromisso da concessionária com os municípios. “Mais do que reforçar o investimento na Bahia, estamos reforçando nosso compromisso de atender, resolver e de voltar aqui para ter o reconhecimento. Vamos ouvir todas as demandas e críticas porque o nosso papel é atender bem. Somos uma empresa privada, prestamos um serviço público e precisamos oferecer, qualidade, segurança e confiabilidade”.
A importância da qualidade no serviço prestado foi ressaltada pela promotora de justiça e coordenadora do Centro de Apoio às Promotorias de Defesa do Consumidor do MPBA (CEACON), Thelma Leal. “Além da energia elétrica ser um serviço público essencial é uma relação de consumo. O consumidor paga um preço por aquele serviço e ele precisa ter a correspondência em qualidade. E tem toda uma legislação que protege essa relação, desde a Constituição até o Código de Defesa do Consumidor”. A promotora ainda completou: “já não existem barreiras entre a gestão municipal e o Ministério Público, porque os nossos interesses são os mesmos do bom gestor que é o bem estar da população”.
A diretora de Serviços da UPB e prefeita de Mucugê, Ana Medrado, chamou atenção para a necessidade de compromisso da Coelba com os municípios. “Queremos uma parceria que realmente vá atender as demandas de todos os municípios. Sabemos que têm muitas queixas e demandas reprimidas da Coelba. Precisamos de troca de transformadores, manutenção de rede, investimento em extensão e resolver de uma vez por todas a questão de queda de energia”, listou.
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