Jornada do Patrimônio Cultural de Salvador debate importância do Centro Histórico
- 13/08/2025
- 0 Comentário(s)

A programação inclui palestras, vivências, oficina de acarajé e atividades artísticas.
Reconhecido pela Unesco como Patrimônio Mundial desde 1985, o Centro Histórico de Salvador, é o tema da VI Jornada do Patrimônio Cultural, promovida pela Fundação Gregório de Mattos (FGM), que vai movimentar diferentes espaços da capital baiana entre os dias 27 e 29 de agosto. As inscrições para o evento são gratuitas e podem ser feitas por meio do link: https://www.even3.com.br/vi-jornada-do-patrimonio-...
Para o diretor de Patrimônio da FGM, Vagner Rocha a é uma oportunidade de promover a reflexão sobre a importância do Centro Histórico de Salvador em seus 40 anos como Patrimônio Cultural da Humanidade. “Embora a Unesco tenha levado em consideração o conjunto arquitetônico, paisagístico e urbanístico para conferir o título de patrimônio mundial, consideramos fundamental tratar também dos bens imateriais que povoam o Centro Histórico, assim como as questões socioculturais que permeiam as relações construídas nas ruas, ladeiras e edificações que o compõem. Ao longo dos três dias de Jornada, de maneira itinerante, iremos circular pelo nosso Centro Histórico para ressaltar também a sua relevância para a construção da identidade baiana, que é conhecida em todo o mundo”, explica.
A abertura ocorre no dia 27, a partir das 9h, na sede da Abam, e será marcada pela entrega da notificação do Ofício das Baianas de Acarajé, que está em processo para Registro Especial como Patrimônio Imaterial de Salvador. As atividades do primeiro dia incluem ainda a palestra de abertura ‘Centro Histórico de Salvador: Bem cultural brasileiro reconhecido pela UNESCO’ e a mesa ‘O patrimônio dentro do patrimônio: os bens imateriais que habitam o Centro Histórico de Salvador’, além da oficina de acarajé e degustação dos quitutes do tabuleiro.
No dia 28, a Jornada do Patrimônio Cultural chega à Casa Vale do Dendê, com a mesa ‘Presenças e resistências no Centro Histórico de Salvador: desafios socioculturais’ e uma edição especial do Circuito #Reconectar, realizado pela FGM durante todo o ano, que fará o percurso entre o Cruzeiro de São Francisco e o monumento de Castro Alves, com mediação do professor Ubiraci Santos e no dia 29, é a vez do Muncab sediar as mesas ‘Preservação do patrimônio material no Centro Histórico de Salvador: potencialidades e desafios’ e ‘Entre memórias e um futuro presente: ressignificando o patrimônio do Centro Histórico de Salvador’. A programação segue ainda com uma visita guiada ao museu e será encerrada com uma atividade artístico-cultural.
#Compartilhe